O Grupo de Oração Sementes de Maria acontece todos as terça-feiras, as 19:30 com início do Santo Terço, na Capela Rosa Mística, Rua Paulina Maria Alves, 210, Loteamento, Pompéu/MG.

segunda-feira

Esteja preparado para a vinda do Senhor

Homilia do Cardeal Dom Odilo Scherer na missa de encerramento do Hosana Brasil 2011

missa dom odilo scherer hosana brasil 2011Estamos celebrando o Advento do Senhor, tempo que, na liturgia, é muito breve, mas muito intenso. Ele tem duas dimensões, uma que recordamos com facilidade, pois o Advento nos prepara para o Natal. De fato, neste tempo, nos preparamos para celebrar a solenidade do Natal do Senhor, recordando as promessas de salvação e do envio do Salvador ao mundo.
Recordamos a fidelidade de Deus às Suas promessas. O Senhor promete e cumpre; Ele já cumpriu a promessa de nos enviar o Salvador e, em cada momento da história da humanidade, somos chamado a acolher novamente o Salvador que veio e vem.
Jesus veio para toda a humanidade e nós somos chamados a acolhê-Lo, a “abrir as portas ao Redentor” para que Ele entre em nossa vida. Que Seu Evangelho possa ser a luz que direciona toda a humanidade a viver bem.

Assim como ouvimos o convite de Isaías: “Casa de Jacó, vinde todos caminhemos à luz do nosso Deus”, e “casa de Jacó” significa o povo de Deus, toda a Igreja, deixemo-nos guiar por Ele se quisermos que a salvação se realize.
A outra dimensão do Advento é a próxima vinda do Salvador. Nós professamos no ‘Creio em Deus Pai’ a vinda gloriosa de Jesus Crucificado, que vem para julgar os vivos e mortos.  O tempo do Advento nos faz olhar para frente, para que o vai acontecer e nos lembra que vivemos em contínuo Advento, ou seja, um tempo constante à espera do Deus que vem. De fato, Deus vem sempre, todos os dias, ao nosso encontro, mas nós precisamos também ir ao encontro d’Ele até o dia de Sua volta.
Que nossa vida toda seja uma preparação de caminho ao encontro com o Senhor! Não percamos tempo com comilanças nem com bebedeira, que são as ocupações do dia a dia, como se isso fosse o nosso tudo.
Neste segundo domingo do Advento, a Palavra de Deus é muito bonita. Na segunda leitura da Carta de São Pedro, o autor responde ao questionamento: “Mas quando Ele virá?”. Já os apóstolos tinham essa preocupação, pois quando sabemos quando será, tudo se arranja. E Jesus respondeu a eles: “Só o Pai do Céu sabe quando vai ser”. Cristo diz que o importante é estarmos sempre preparados.
E se alguém pergunta por que Deus não vem logo, Ele nos diz que “não vem logo porque quer que todos se salvem”. Deus Pai tem paciência com todos os pecadores, dando-nos tempo ao tempo. O Senhor dá tempo para que todos nós tenhamos a oportunidade de nos convertermos. É preciso estarmos sempre preparados, sempre no caminho certo.
Nós vivemos no tempo do provisório. Tudo passa, porém, do Senhor esperamos céus novos e nova terra onde reinará a justiça. No novo céu e na nova terra, onde realmente reina a justiça, é para lá que nós vamos.
O Evangelho mostra a pregação de João Batista, que batiza o povo no Rio Jordão.  Uma voz que clama no deserto “Preparai o caminho do Senhor”. O deserto é lugar de prova, de acolher ou não a voz de Deus. João Batista fala ao deserto, onde muitos não querem ouvir. A Igreja, muitas vezes, fala ao deserto, mas fala com fé, sabendo que a Palavra de Deus tem sua força.
A Palavra do Senhor é consolo tão importante para nós! O Evangelho é uma palavra da misericórdia de Deus. “Com efeito, de tal modo Deus amou o mundo, que lhe deu seu Filho único, para que todo o que nele crer não pereça, mas tenha a Vida Eterna” (João 3,16). Como é importante dizer, repetir isso para que ninguém se desespere, mesmo quando estão no fundo do poço, caídos e prostrados, a fim de que tenham coragem de estender sua mão, pois a mão de Deus já está estendida!
O Advento é um tempo de reavivar a esperança em Deus, mas também momento de conversão, de voltar-se para o Pai; tempo de nos convertermos, de confirmarmos nossa fé no Senhor.
A segunda leitura nos adverte: “ninguém se distraia, que estejamos sempre prontos”. Que este tempo nos faça olhar para a vida toda com muita esperança e confiança em Deus. Nunca percamos de vista a meta de irmos ao encontro do Senhor quando Ele vier.
Nossa vida é estarmos sempre prontos, com nossa fé acesa para irmos ao encontro do Senhor quando Ele vier.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Como praticar a devoção dos Cinco Primeiros Sábados dedicados à Virgem Maria?

"Deus quer estabelecer no mundo a devoção a meu Imaculado Coração"    Na terceira aparição, em Fátima, a 13/7/191...