O Grupo de Oração Sementes de Maria acontece todos as terça-feiras, as 19:30 com início do Santo Terço, na Capela Rosa Mística, Rua Paulina Maria Alves, 210, Loteamento, Pompéu/MG.

sexta-feira

Nossa Senhora


Vamos falar de Nossa Senhora, infelizmente a ilustre desconhecida de muita gente, principalmente dos adolescentes e jovens.

* Ela entra para a história da nossa Igreja na sua adolescência. Adolescente como vocês. Mas, por causa da vida de oração, tinha uma personalidade equilibrada, muita fé, lia ou ouvia a Palavra de Deus. Meditava esta palavra e a guardava em seu coração. Tanto conhecia a palavra de Deus que ela sabia que Deus ainda mandaria seu filho para salvar a humanidade. E esperava, com paciência, a vinda deste Salvador. Aos 15 anos ficou noiva de José. Na Bíblia lemos “O Justo José”.

*  Acontece que através desta simples adolescente, a mão de Deus fez outro grande prodígio: enviou o anjo Gabriel à cidadezinha de Nazaré, para anunciar a Maria que ela é que fora a escolhida por Deus para ser a Mãe de seu filho Jesus. As palavras do anjo formam a primeira parte da Ave-Maria:
Ave, cheia de graça, o Senhor é contigo!

E acrescentou: Conceberás e darás a luz a um filho, e lhe porás o nome de Jesus. Ele será grande e chamar-se-á Filho do Altíssimo..... e o seu reino não terá fim.

Ela perturbou-se. Ficou confusa. Ela ainda não se casara. Não tivera relações sexuais com o noivo José. Mas mesmo assim coloca-se à disposição de Deus.

O anjo explicou-lhe que o Espírito Santo é que fecundaria seu ventre.  E ela é que seria a Mãe do Salvador prometido por Deus.

A resposta de Maria foi: Eis aqui a serva do Senhor: Faça-se em mim segundo a tua Palavra. Deu um SIM para sempre. Definitivo. Um Sim que não volta atrás.

Coragem / Disponibilidade/ Serva de Deus / Humildade / Confiança/

E, antes de pensar na grande confusão que estava sua vida, saiu para ajudar Isabel, sua parenta que engravidou na velhice.  Maria não se omitiu e foi ajudar. A confiança em Deus é que norteava seu comportamento.

Ao saudar Isabel, a criança de Isabel tremeu no ventre. E Isabel disse, Bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto de seu ventre. De onde me vem a honra de ser visitada pela Mãe do meu Senhor?

Com Isabel, Maria ficou três meses. E Deus mandou a solução. Um anjo do Senhor manifestou-se num sonho e disse-lhe que o que acontecera a Maria era obra de Deus. E ele recebeu-a e juntos, cuidaram da criação e educação do Filho de Deus.

Se Maria não fosse uma jovem com as qualidades que tinha, não daria conta do recado. Tudo muito difícil. Tantos problemas. Já nos dias do parto teve que viajar com José para Belém, para atender à convocação do Imperador César Augusto que estava fazendo o recenseamento do seu povo. E lá ela teve seu filho Jesus. No silêncio da noite. Numa gruta, onde dormiam muitos animais.

O primeiro parto desta adolescente foi nestas circunstâncias. Foi assim, na pobreza total, num lugar impróprio. Sem conforto, sem médico, mas um lugar rico da graça de Deus.

E quando foram cumprir a Lei daquela época, levando o menininho Jesus ao templo, para apresentá-lo ao Senhor, o Velho Simeão, que sempre ficava ali rezando e servindo ao Senhor, cheio do Espírito Santo, reconheceu que aquele menininho era o esperado, o Filho de Deus, o Salvador, o Messias! E não agüentou. Ele tomou o Menino nos braços, rendeu graças e louvou a Deus porque os seus olhos viam a salvação. E depois disso sabem o que ele falou pra Maria? Uma espada de dor traspassará sua alma. Mas ela continuou sendo fiel ao SIM dado a Deus do mesmo jeito, sem depressão, sem cascar fora, sem pedir um tempo. Uma adolescente que era realmente CHEIA DE GRAÇA.

Agora é só voltar pra Nazaré. A criança já nasceu. José já acolheu.

Mas era só o começo. Tiveram que correr com o Menino para o Egito porque Herodes queria matá-lo. Outro país, outra língua. Nenhum conhecido.

O menino ia crescendo e ela sempre reforçando o seu SIM, mesmo diante das dificuldades.  Aos doze anos Ele ficou perdido no templo. Só foi encontrado depois de três dias. Estava conversando com os Doutores da Lei. Agora o Filho de Maria já é adolescente.

E até o início da vida pública de Jesus a vida de Maria ficou no silêncio.
Ela estava nas Bodas de Cana. E, por sua intercessão o vinho não faltou. O primeiro milagre de Jesus foi antecipado

Sofreu com Jesus na sua condenação. Acompanhou-o até o calvário. Ficou de pé aos pés da cruz. Lá recebeu-nos como seus filhos.  E foi para a casa de João

Presença firme na Igreja primitiva. Rezava com os apóstolos. É nossa Mãe. Nossa intercessora junto a seu filho Jesus. Pronta a nos ouvir e nos orientar.  Qualquer coisa que pedirmos a ela já podemos agradecer porque se for para o nosso bem ela atende e se não for bom pra nós ela não atende.

Ela é nossa Mãe. Temos liberdade de segui-la ou não. Mas, os que recorrem a Nossa Senhora como Mãe, testemunham milagres e prodígios em suas vidas.

João levou-a pra casa. Levem-na também.

Rafael Campos
Vice-Coordenador do Grupo Sementes de Maria

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Um pouco de História Sobre o Grupo de Oração Sementes de Maria - 7 ANOS DE EXISTÊNCIA

COM MUITA ALEGRIA NO CORAÇÃO, O GRUPO DE ORAÇÃO SEMENTES DE MARIA COMEMORA OS SEUS SETE ANOS DE EXISTÊNCIA LEVANDO A EVANGELIZAÇÃO A TODOS ...